segunda-feira, 22 de setembro de 2008


“Uma das mais importantes funções da avaliação , é possibilitar-nos saber sobre nossos desejos, é permitir atribuir-lhes um valor, um sentido e, por isso, quem sabe, torna-los, pouco a pouco, o objetivo de nossas vidas.” (Macedo, Lino – Ensinos pedagógicos: Como construir uma escola para todos? – Porto Alegre: Artmed, 2005)

Foi-se o tempo em que à avaliação servia para classificar, castigar, definir o destino dos alunos de acordo com as normas escolares. Durante muito tempo, ela teve uma função seletiva, de exclusão, de crianças com problemas de aprendizagem, sem vontade de estudar, sem assistência familiar e muitos outros termos parecidos. E essa é uma das causas do fracasso escolar. Pois nem sempre, a nota obtida através da avaliação, é equivalente a tudo aquilo que o aluno fez ou não fez durante o bimestre ou trimestre.
Não devemos usar as notas como um conceito, porque o aluno não se reduz à nota que lhe atribuímos. Acreditar que tais notas ou conceitos possam por si só explicar o rendimento do aluno e justificar uma decisão de aprovação ou retenção, sem que seja analisado o processo de ensino-aprendizagem, é tornar o processo avaliativo extremamente reducionista, reduzindo as possibilidades dos alunos abstraírem maiores conhecimentos sobre aprendizagem e ensino.
Avaliar exige, que se defina aonde se quer chegar, para em seguida, definir os procedimentos, referentes à coleta de dados.


Funções da Avaliação

*Selecionar
Através de objetivos e critérios
Na escola: → Avalia a entrada e permanência dos alunos
→ Limita tempo, espaço e recurso
Na escola não –inclusiva → seleciona por mérito → Avalia por excelência

Por mais que queiramos incluir, muitas vezes acabamos excluindo com aparência de inclusão.

*Diagnosticar
Devemos diagnosticar para identificar um mal ou doença para melhor tratamento.
Lógico → a dependência entre causa e efeito
Problema → pode culpabilizar algo/ alguém
→ risco de reduzir um problema complexo.


*Antecipar
Antecipar é avaliar para frente, ou seja, orientar ou regular para uma certa direção ou meta buscada. O professor deve saber onde chegar com a aprendizagem, sem controlar o saber, mas cuidar antes para não ser surpreendido por coisas que poderiam ser previstas.

*Orientar
O professor deve direcionar o aluno para que ele possa construir o conhecimento.

Relação → professor e aluno
→ aluno e objetos de conhecimento
Orientação → estudar para prova/ fazer uma lição de casa
Pedagogia diferenciada → ensino inclusivo
→ individualizado


*Certificar
Certificar é a grande função da avaliação porque completa exigências para as formações em relação com competência.

*Regular
→Avaliação como regulação é rever.
→Avaliação significativa é rever algumas questões da escola.


“O importante não ‘é fazer como se’ cada um houvesse aprendido, mas permitir a cada um aprender.” (Perrenoud, p. 165, 1999)


Isabela Biancardine e Regina Brunichilli

3 comentários:

Didática e a evolução disse...

Realmente, as funções da avaliação , possibilita-nos saber sobre nossos desejos e permite atribuir um valor, um sentido e, por isso, quem sabe, torna-los, pouco a pouco, o objetivo de nossas vidas.

Parabéns!!

Aline P., Inglidy e jenifer

André Uebe Mansur; Elizabeth Landim Gomes Siqueira; Liliana Azevedo Nogueira; Romeu da Silva e Neto; Simone Vasconcelos; Teresa Claudina de Oliveira Cunha; Vânia Machado Seabra Puglia; disse...

Parabéns!!!
A avaliação tem uma função muito relevante e cabe a nós educadores desmistificá-la, pois é apenas mais um instrumento auxiliador do processo de ensino-aprendizagem!!!
Orgulho-me de vcs!!!
Avante!!!
Liliana

Anônimo disse...

Parabéns! Acreditamos no crescimento de vocês... continuem assim !!
Bzzôs
Lana e Rosane