segunda-feira, 14 de julho de 2008

Música na Educação Infantil



"Que benefícios a inserção de atividades musicais gera no desenvolvimento afetivo, social e cognitivo de crianças da Escola Infantil (0 a 5 anos)?"


Esse é o problema da nossa monografia. Mas, por que a música?
Nós destacamos a música pois através dela encontramos um caminho necessário para tornar a educação mais prazerosa, divertida e eficiente. Dessa forma, o presente trabalho discute a problemática proposta, focalizando a utilização da música na Educação Infantil, como potencializadora do processo ensino-aprendizagem.
Temos como objetivo abordar o papel que a arte musical pode exercer no desenvolvimento das crianças pequenas, sinalizando que a mesma deve permear o cotidiano escolar com um propósito didático, bem como ressaltaremos, a introdução da música para incentivo a leitura, a importância da música com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, o trabalho da musicoterapia em crianças da pré-escola e enfatizar a musicalização nas práticas educativas.
A música não deve ser utilizada apenas como uma atividade artísta ou recreativa, mas como ponte de apoio para o desenvolvimento infantil em todos os âmbitos - cognitivo, social, emocional - mobilizando a atenção e a sensibilidade dos alunos e educadores, para uma exteriorização de alegria, prazer e amor.

" A educação deve começar pela arte". Platão
[foto: aluno de violino do Montalban - Venezuela]

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