segunda-feira, 21 de julho de 2008

Educação pelo movimento através da música


“Trabalhar com música na pré-escola melhora a sensibilidade, o raciocínio lógico e a expressão corporal de seus alunos. E eles vão achar que é pura brincadeira”. (Juliana da Mota Salles e Ricardo Prado)


Em abril deste ano iniciei a minha prática musical nas aulas de Educação pelo Movimento do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA).

Essas são aulas de estímulos corporais com alunos da esducação infantil (2 a 6 anos), que tem por objetivo desenvolver as habilidades corporais das crianças.

Através dessa prática, passei a inserir a música como auxílio ao desenvolvimento infantil, não apenas no corpo da criança, mas na mente, nas expressões faciais, além de trabalhar com a coordenação motora, sensibilidade, lateralidade, concentração, raciocínio lógico, entre outros.

Todo o trabalho desenvolvido na educação infantil buscou a brincadeira musical e a diversão dos alunos, aproveitando que existe uma identificação natural da criança com a música. Essa atividade esteve muito ligada à descoberta e à criatividade do indivíduo. Com isso os alunos exercitaram também habilidades que serão exigidas durante os anos seguintes, como o uso da métrica nas letras e as noções de rima e ritmo.

Algumas atividades trabalhadas foram:



  • Musicalizando histórias, que teve por objetivo memorizar, utilizar corporalmente os ritmos e cantar. Além de representar na história as diversas expressões faciais.


  • Expressando os ritmos, com a finalidade de perceber e relacionar os ritmos aos movimentos do corpo e trabalhar a lateralidade.


  • Os instrumentos, foram apresentados alguns instrumentos e em seguida os alunos tiveram que produzir som com os ritmos já conhecidos. [lento e rápido].

Essas aulas serviram como embasamento para os fundamentos feitos na monografia, pois coloquei as teorias que aprendi em prática.


[foto: alunos do CENSA]


Isabela Biancardine ♪


2 comentários:

Anônimo disse...

Continuem postando informações e novidades sobre o papel da música na educação infantil!!!
POstem toda semana, ok!!
Um abraço, Liliana.
OBS: Atenção a formatação do texto!!!
Bjos

Didática e a evolução disse...

Realmente a música tem uma grande influência na aprendizagem das crianças, ela contribui para a formação de um indivíduo mais comunicativo na sociedade.

Sucesso nessa caminhada pedagógica!

Abraços!

Aline Paes, Jenifer e Inglidy