segunda-feira, 14 de julho de 2008

O Poder da Música



A importância da musicoterapia na Educação Infantil.





Esse trabalho utiliza a música e seus elementos (melodia, som, ritmo e harmonia), com o objetivo de promover mudanças físicas, mentais, sociais e cognitivas em uma pessoa, ou grupo de pessoas, com problemas de saúde ou de comportamento. Seus benefícios vão desde crianças a idosos, tendo um amplo campo de atuação.
Por trabalhar com o som, a música é uma forma de expressão inerente ao ser humano, sendo capaz de romper bloqueios relacionais e facilitar a emergência de situações conflituosas que podem ser trabalhadas e elaboradas.
A música conduz a auto-compreensão, ao desenvolvimento da capacidade de utilizar o potencial individual e dessa forma é capaz de gerar independência, equilíbrio e maturação. A musicoterapia facilita o processo de aquisição e desenvolvimento e promove a melhoria do rendimento da aprendizagem.
As atividades relacionadas à música servem de estímulo para crianças com dificuldades de aprendizagem e contribuem para a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais. As atividades de musicalização, por exemplo, servem como estímulo a realização e o controle de movimentos específicos, contribuem na organização do pensamento, e as atividades em grupo favorecem a cooperação e a comunicação.Além disso, a criança fica envolvida numa atividade cujo objetivo é ela mesma, onde o importante é o fazer, participar, não existe cobrança de rendimento, sua forma de expressão é respeitada, sua ação é valorizada, e através do sentimento de realização ela desenvolve a auto-estima.


“A investigação científica dos aspectos e processos psicológicos ligados à música é tão antiga quanto as origens da psicologia como ciência”. Bréscia, 2003 - p. 41.

[foto: Musicoterapêuta Ana Cristina Mussalem - Hospital Geral de Guarus]





Um comentário:

Anderson disse...

oi; eu me chamo Anderson, e sou um professor de música; gostei muito dos seus pensamentos em relação a música. Gostaria de saber se vocês poderiam me passar algumas dinamicas usadas em sala para mim?!! Estou comesando a dar aulas a crianças do 1º ao 9º ano, ma não tenho muitos recursos; qualquer coisa que me ajude será bem vindo. Pesso a vocês, pois sei que são capacitados. Se quiserem podem me mandar por e-mail ander-ams@hotmail.com, sou de Goiana-Pe