Nós somos alunas do 3º (terceiro) ano do Normal Médio do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (CENSA / Campos dos Goytacazes-RJ) e temos por objetivo compartilhar nossas experiências e conhecimentos através desse blog.
Durante os 2 primeiros anos, registramos nossa prática reflexiva da sala de aula no Caderno de relatos sob a coordenação da professora Liliana Nogueira(Coordenadora de estagio do Curso Normal Médio - CENSA).No segundo ano elaboramos projetos de pesquisa para iniciar a monografia que relata os benefícios que inserção de atividades musicais gera no desenvolvimento afetivo, social e cognitivo de crianças da Educação Infantil (0 a 5 anos).Além desse projeto, desenvolvemos análises de escrita, leitura e desenho das crianças da Escola Infantil e participamos de palestras da Jornada Pedagógica realizada pelo ISECENSA (Instituto Superior de Ensino do CENSA).
Nesse ano, estamos elaborando a monografia e realizando aulas práticas na Rede Publica (Regina Brunichilli) e na Rede particular com Educação pelo Movimento (Isabela Biancardine). O último estágio será realizado no Centro Cultura Musical de Campos- RJ para dar embasamento prático sobre o cotidiano musical na vida das crianças.
“Toda a criança, potencialmente, é capaz de aprender música, do mesmo modo que é capaz de aprender a língua do seu país – sua língua-mãe.” (shinichi Suzuk – Educação é amor).
“Musicalizar uma criança não é esperar que ela aprenda a tocar um instrumento, e sim, que ela entre em contato com diversos materiais sonoros a partir de um ano de idade. A criança não é um artista, nem um ser meramente contemplativo, mas um ser rítmico-mímico, usando gestos ao sabor das sensações que elas despertam. Logo, jogos rítmicos com expressão corporal e dramatizações devem ser estimulados nesses primeiros anos de vida. Pois quando nasce, sua relação com a música é imediata, através do acalanto e balanço da mãe, ou sons e canto de outras pessoas da casa. Música e corpo estão sempre relacionados e a criança comunica-se através de movimentos. Quando ouve qualquer som, ela começa a acompanhar com palmas, batidas de pés ou objetos que tenha a mão, de acordo com o padrão rítmico. “ (site do Centro Cultura Musical de Campos)
Nessa perspectiva, buscamos esclarecer a importância da música na Educação, não apenas como atividade artística, mas como ponte de apoio aos professores.
Não fique fora dessa, compartilhe conosco e confira nossas postagens.
Um abraço, Isabela Biancardine e Regina Brunichilli
Durante os 2 primeiros anos, registramos nossa prática reflexiva da sala de aula no Caderno de relatos sob a coordenação da professora Liliana Nogueira(Coordenadora de estagio do Curso Normal Médio - CENSA).No segundo ano elaboramos projetos de pesquisa para iniciar a monografia que relata os benefícios que inserção de atividades musicais gera no desenvolvimento afetivo, social e cognitivo de crianças da Educação Infantil (0 a 5 anos).Além desse projeto, desenvolvemos análises de escrita, leitura e desenho das crianças da Escola Infantil e participamos de palestras da Jornada Pedagógica realizada pelo ISECENSA (Instituto Superior de Ensino do CENSA).
Nesse ano, estamos elaborando a monografia e realizando aulas práticas na Rede Publica (Regina Brunichilli) e na Rede particular com Educação pelo Movimento (Isabela Biancardine). O último estágio será realizado no Centro Cultura Musical de Campos- RJ para dar embasamento prático sobre o cotidiano musical na vida das crianças.
“Toda a criança, potencialmente, é capaz de aprender música, do mesmo modo que é capaz de aprender a língua do seu país – sua língua-mãe.” (shinichi Suzuk – Educação é amor).
“Musicalizar uma criança não é esperar que ela aprenda a tocar um instrumento, e sim, que ela entre em contato com diversos materiais sonoros a partir de um ano de idade. A criança não é um artista, nem um ser meramente contemplativo, mas um ser rítmico-mímico, usando gestos ao sabor das sensações que elas despertam. Logo, jogos rítmicos com expressão corporal e dramatizações devem ser estimulados nesses primeiros anos de vida. Pois quando nasce, sua relação com a música é imediata, através do acalanto e balanço da mãe, ou sons e canto de outras pessoas da casa. Música e corpo estão sempre relacionados e a criança comunica-se através de movimentos. Quando ouve qualquer som, ela começa a acompanhar com palmas, batidas de pés ou objetos que tenha a mão, de acordo com o padrão rítmico. “ (site do Centro Cultura Musical de Campos)
Nessa perspectiva, buscamos esclarecer a importância da música na Educação, não apenas como atividade artística, mas como ponte de apoio aos professores.
Não fique fora dessa, compartilhe conosco e confira nossas postagens.
Um abraço, Isabela Biancardine e Regina Brunichilli
2 comentários:
O blog de vocês está bem informativo!
Mostra realmente como a música pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem!
Parabéns!
bj
Parabéns pelo blog. Também gostaria de deixar o endereço de dois ótimos artigos sobre o assunto:
www.outrosventos.com.br/portal/educacao-musical/musicalizacao-de-criancas-e-adolescentes-quando-despertarao-para-isso.html
www.outrosventos.com.br/portal/educacao-musical/a-importancia-da-musica-no-ensino-fundamental.html
Postar um comentário